líderes políticos de todo o mundo vão refletir sobre medidas que possam vir a ser implementadas para garantir a igualdade de género
líderes políticos de todo o mundo vão refletir sobre medidas que possam vir a ser implementadas para garantir a igualdade de género a Comissão sobre o Estatuto da Mulher, o maior fórum de Estados-membros das Nações Unidas e de outros responsáveis internacionais que discutem os direitos das mulheres para criar consensos e sugerir políticas, inicia esta segunda-feira, 13 de março, prolongando-se até ao dia 24, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (Estados Unidos da américa).
Nesta que será 61a sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher estará em foco a autotomia económica das mulheres num mundo do trabalho em mudança. Entre os temas a abordar estão o trabalho não remunerado, diferenças de salários, desafios da economia informal e oportunidades criadas pela economia verde e novas tecnologias. além disso, serão discutidas questões que afetam de forma significativa mulheres e raparigas no mundo laboral.
Segundo a ONU Mulheres, apesar do atual mercado de trabalho ser cada vez mais inovador e globalizado, ele também é marcado por persistente discriminação com base no género e desigualdade de rendimentos. De acordo com a agência das Nações Unidas, apenas 49,6 por cento das mulheres em idade produtiva estão no mercado de trabalho, em comparação a 76 por cento dos homens, sendo que elas assumem funções não remuneradas 2,5 vezes mais.