Uma ideia portuguesa está a fazer com que uma grande quantidade de alimentos não acabe no lixo por o seu aspeto não se encontrar dentro dos padrões comercializados
Uma ideia portuguesa está a fazer com que uma grande quantidade de alimentos não acabe no lixo por o seu aspeto não se encontrar dentro dos padrões comercializados a cooperativa Fruta Feia atinge esta segunda-feira, 13 de março, a meta das 500 toneladas de fruta e hortaliças que escaparam à lixeira, em três anos. Chegar a tal número significa que atualmente a cooperativa está a comprar oito toneladas de desperdício por semana aos agricultores, ou seja, oito toneladas de produtos de qualidade que estão a deixar de ir para o lixo, realçou Isabel Soares, uma das mentoras do projeto, em declarações à agência Lusa.
Iniciado a 18 novembro de 2013, o projeto Fruta Feia conta com quase três mil consumidores (2. 950) e tem ajudado 116 agricultores a vender produtos que não eram distribuídos devido ao seu aspeto. a cooperativa recolhe todas as semanas produtos hortícolas e frutícolas da época junto dos agricultores, e depois vende-os frescos, diretamente ao público.
através deste sistema, os associados podem comprar frutícolas e hortícolas por um valor mais baixo do que aquele que é atualmente praticado nos mercados e nas grandes superfícies comerciais. O nome da cooperativa deve-se ao facto dos produtos vendidos não atingirem o calibre, a cor ou o formato que se encontra atualmente normalizado no mercado.