Nos postos da Cruz Vermelha os fiéis vão encontrar apoio psicológico, assim como cuidados médicos e de enfermagem. além disso, também poderão descansar e fazer refeições
Nos postos da Cruz Vermelha os fiéis vão encontrar apoio psicológico, assim como cuidados médicos e de enfermagem. além disso, também poderão descansar e fazer refeições a Operação Fátima da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de apoio aos peregrinos vai decorrer a nível nacional de 1 a 12 de maio. Neste ano especial, de comemorações do centenário das aparições de Fátima e da visita do Papa Francisco, as estruturas locais e os voluntários da CVP encontram-se já em preparação para prestar apoio aos milhares de peregrinos que se vão deslocar ao santuário por roteiros de Norte a Sul de Portugal, informam os responsáveis pelo movimento humanitário, em comunicado.

ao longo dos dias da operação, 28 delegações e centros humanitários da instituição vão estabelecer cerca de 43 postos por vários trajetos utilizados por aqueles que rumam até à Cova da Iria. Tal ação deverá envolver perto de 650 voluntários. Nos postos estabelecidos pela CVP serão prestados cuidados médicos e de enfermagem, primeiros socorros, evacuação hospitalar, apoio psicológico, massagens e podologia. além disso, os peregrinos terão espaços para descansar e dormir, tomar banho e fazer refeições. Haverá ainda distribuição de águas e reforço alimentar. À semelhança dos anos anteriores, a Operação Fátima da Cruz Vermelha Portuguesa vai realizar-se com a coordenação do Gabinete de Planeamento e Coordenação da área de Emergência.