Juan Paradell vai apresentar «em primeira audição contemporânea duas obras inéditas do século XVII»
Juan Paradell vai apresentar «em primeira audição contemporânea duas obras inéditas do século XVII»O Festival do Órgão de Braga vai animar vários dias dos meses de abril (28, 29 e 30) e de maio (3, 5, 6 e 7). Na quarta edição deste certame mantém-se a aposta em concertos de qualidade excecional, aliados a visitas aos instrumentos mais importantes, indica José Rodrigues, diretor artístico do festival, numa nota dedicada ao evento.
Entre as novidades desta edição está um concerto do organista papal, Juan Paradell, onde serão apresentadas em primeira audição contemporânea duas obras inéditas do século XVII, de compositores portugueses, do arquivo do Seminário das Missões. antes do concerto está prevista uma pequena conversa com o próprio Juan Paradell e com José Carlos de Miranda, professor na Universidade Católica Portuguesa.
O festival será ainda uma ocasião para apresentação em concerto, pela primeira vez, do órgão portativo do Tesouro da Sé de Braga. Este órgão constitui uma das mais valiosas peças museológicas de Braga que será apresentado com uma orquestra de instrumentos antigos, executando obras nunca antes ouvidas em Braga, informam os serviços de comunicação da região. Os sete dias do festival são uma oportunidade para dar voz aos cerca de 50 órgãos existentes em Braga, fazer ecoar música de qualidade e dar a conhecer peças únicas que se encontravam nos arquivos.