Espetáculo de dança retrata a vida de uma jovem refugiada Síria que deixou o seu país devido à guerra. Receita do evento reverte para a PaR
Espetáculo de dança retrata a vida de uma jovem refugiada Síria que deixou o seu país devido à guerra. Receita do evento reverte para a PaRO espetáculo de dança contemporânea Nisreen, inspirado na história de uma jovem refugiada síria, estreia no próximo dia 17 de março e volta a ser apresentado no dia seguinte, sempre às 21h30, no auditório do Colégio Pedro arrupe, em Lisboa. Os espetadores vão poder ver o drama humano, mas também as histórias de esperança, de luta e de vida que estão por detrás de cada um dos refugiados, indicam os promotores do evento.

a verba reunida com a venda dos bilhetes reverte a favor do trabalho da Plataforma de apoio aos Refugiados (PaR), organismo através do qual Rita Coelho, médica pediatra, partiu em missão para Lesbos (Grécia), onde conheceu Nisreen, uma jovem natural de Damasco (Síria), que teve de fugir do seu país devido à guerra.

Nisreen saiu da Síria com o irmão de 13 anos, deixando para trás familiares, amigos e o curso de engenharia, para viajar pela Turquia e através do Mediterrâneo até à ilha de Lesbos. após muitos meses de espera, Nisreen e o seu irmão encontram-se atualmente colocados na Holanda.

Quando cheguei da missão, sentia uma grande responsabilidade em dar voz a estas histórias, mas tinha dificuldade em traduzi-las por palavras, em ser fiel àquilo que testemunhei. as palavras não chegavam, contou a voluntária que atuou como tradutora na Grécia, e que encontrou na dança uma via para transmitir o que viveu. O espetáculo foi desenvolvido com a ajuda da coreografa e bailarina Carolina Themudo, da Escola Superior de Dança de Lisboa.