Dezenas de jovens que iniciaram recentemente formação para bombeiro vão ser apresentados à população que irão servir, durante uma Eucaristia na Igreja Paroquial de Fátima
Dezenas de jovens que iniciaram recentemente formação para bombeiro vão ser apresentados à população que irão servir, durante uma Eucaristia na Igreja Paroquial de Fátimaas viaturas da associação humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima (BVF) vão sair em cortejo do seu quartel, situado na avenida Dom José Alves Correia da Silva, pelas 10h30 do próximo domingo, 12 de março, em direção à Igreja Paroquial de Fátima. Pelas 10h50, bombeiros e formandos entrarão no local de culto, onde vão ter uma participação especial na missa das 11h00.

Durante a celebração, serão apresentados os 34 jovens que iniciaram recentementeformação para bombeiro: 19 estagiários (com 16 ou mais anos de idade) e 15 cadetes (com menos de 16 anos). Decorre atualmente a formação de um grande grupo de jovens que queremos que Fátima conheça como os futuros bombeiros da terra. Participarão na Eucaristia já com a farda de trabalho, apesar de ainda estarem em formação, porque pretendemos entusiasmá-los e agradecer-lhes a grande adesão ao projeto apresentado na fase de recrutamento, que decorreu em janeiro passado, explica alberto Caveiro, presidente da direção da associação dos BVF, em comunicado.

a proposta para esta celebração partiu da paróquia de Fátima. Quisemos, em atenção e resposta às palavras e apelos do Papa Francisco, que nos pedem uma maior atenção, cuidado e zelo para com os mais pobres e desvalidos, enaltecer os serviços dos Bombeiros de Fátima. É, entre outras, uma das instituições da paróquia que nos merece o devido reconhecimento pelo seu altruísmo e prontidão, disse Rui Marto, pároco de Fátima, que predirá à celebração que terá presente as vidas e trabalho dos soldados da paz.

Numa reunião recentemente realizada com os pais e encarregados de educação dos formandos, direção e comando manifestaram a sua satisfação por um grande número de jovens ter aderido ao convite dos BVF. É um grupo grande como nunca aconteceu, encantador, coeso, empenhado e trabalhador. Esperamos que todos consigam chegar ao fim, mas mesmo que não cheguem todos, vale sempre a pena o que estão a aprender, disse Gaspar dos Reis, comandante dos Bombeiros de Fátima. De acordo com este responsável, participarão na cerimónia vários elementos do quadro de Comando, do Corpo ativo e de Reserva dos BVF. além disso, também estará representada a Escola de Estagiários e Cadetes.