Para combater o problema, os investigadores propõem a utilização de combustí­veis limpos para cozinhar, em vez da lenha ou do carvão
Para combater o problema, os investigadores propõem a utilização de combustí­veis limpos para cozinhar, em vez da lenha ou do carvão a poluição causa a morte a 1,7 milhão de crianças anualmente, o que corresponde a mais de três mortes por segundo, alertam os responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), através do relatório Herdar um mundo saudável: atlas sobre a saúde e o meio ambiente das crianças, lançado esta segunda-feira, 6 de março.
O documento, citado pela Rádio ONU, indica que mais de 25 por cento dos óbitos de crianças com menos de cinco anos de idade têm origem no fumo passivo, fogão a lenha, água contaminada, falta de saneamento básico e higiene inadequada. Para criar ambientes saudáveis, os responsáveis da agência das Nações Unidas apontam uma ação conjunta de vários setores dos governos. No que diz respeito à habitação, os especialistas indicam que só deve ser utilizado combustível limpo para o aquecimento e para cozinhar alimentos.
No que concerne aos estabelecimentos de ensino, os investigadores referem que os governos devem fornecer saneamento básico, serviços de higiene, e refeições saudáveis para alunos, professores e funcionários. Por sua vez, os hospitais devem ter água potável, serviço de saneamento básico e eletricidade.
Do planeamento urbano devem fazer parte mais espaços verdes, vias pedonais e ciclovias. Em relação aos transportes, as autoridades devem tomar medidas com vista à redução dos índices de emissão de gases e crescimento da rede de transportes públicos. No setor agrícola, é crucial diminuir a utilização de pesticidas tóxicos e de substâncias químicas. Por fim, na indústria, os investigadores referem que o objetivo passa por diminuir o lixo tóxico e também a utilização de substâncias químicas.