Mais de mil pessoas recorreram, no último ano, às chamadas telefónicas ou ao endereço de email, para pedir ajuda aos voluntários de uma associação portuense que trabalham para prevenir o suicí­dio
Mais de mil pessoas recorreram, no último ano, às chamadas telefónicas ou ao endereço de email, para pedir ajuda aos voluntários de uma associação portuense que trabalham para prevenir o suicí­dio Com o objetivo de prevenir o suicídio, os voluntários da associação Telefone da amizade (aTa) receberam, no último ano, 693 pedidos de ajuda através do contacto telefónico 228 323 535, disponível todos os dias entre as 16h00 e as 23h00, e deram resposta a 409 emails enviados para o endereço eletrónico jo@telefone-amizade.pt, que também garante o anonimato, e que contribuiu para aumentar a ajuda prestada.
a introdução do e-mail permitiu às pessoas poderem expressar-se melhor, pois nota-se que ficam mais soltas quando escrevem por comparação à conversa pelo telefone, em que a sensação de distância e anonimato diminui, explicou José Paulo Leal, responsável pelo projeto e professor do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
De acordo com o docente, citado pela agência Lusa, em Portugal morrem anualmente cerca de 1 200 pessoas vítimas de suicídio, sendo esta a principal causa de morte na adolescência. além disso, na maior parte dos casos, os suicídios acontecem em pessoas que nos três meses anteriores tiveram consultas médicas. a aT a é uma organização portuense que funciona com o contributo de 23 cidadãos, a maioria deles formados em Piscologia, Economia e Direito. a associação conta com o apoio de instituições como a Fundação PT e a Fundação alberto Canedo.