Relatório revela que as mulheres e raparigas representam um terço dos usuários globais de drogas, mas que apenas 20 por cento daqueles que recebem tratamento são do sexo feminino
Relatório revela que as mulheres e raparigas representam um terço dos usuários globais de drogas, mas que apenas 20 por cento daqueles que recebem tratamento são do sexo femininoFoi verificado um aumento desproporcional dos casos de overdose de drogas e de medicamentos entre as mulheres em todo o mundo, indica o relatório anual do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB) 2016, lançado na última quinta-feira, 2 de março.
Os investigadores daquele organismo, sugerem que os governantes dêem prioridade à prestação de cuidados de saúde a mulheres dependentes e que destinem mais fundos e ajam de forma mais coordenada para evitar e tratar o abuso de drogas entre pessoas do sexo feminino.
O documento mostra que as mulheres e raparigas representam um terço dos usuários globais de drogas, mas que apenas 20 por cento daqueles que recebem tratamento são mulheres. além disso, em comparação com os homens, as mulheres recebem mais prescrições de narcóticos e medicamentos para tratar a ansiedade.
O relatório revela ainda que foi verificado um aumento significativo das prisões de pessoas do sexo feminino devido a crimes relacionados com a droga. Os responsáveis pelo documento, citados pela Rádio ONU, pedem aos governantes que apliquem medidas alternativas à prisão para os indivíduos que cometem crimes relacionados com as drogas, como por exemplo, tratamentos e programas de reabilitação e integração social.