Perante mortes causadas pela fome no Sudão do Sul, o governo alemão vai enviar uma ajuda financeira para aquele país
Perante mortes causadas pela fome no Sudão do Sul, o governo alemão vai enviar uma ajuda financeira para aquele país após a declaração de crise de fome no Sudão do Sul, o governo alemão decidiu oferecer ao país africano 40 milhões de euros, revelou esta semana Johannes Lehne, embaixador alemão no Sudão do Sul. O responsável qualificou esta situação como lamentável, adiantando que não dá para ficar de braços cruzados enquanto as pessoas sofrem de fome.
Johannes Lehne explica que a ajuda alemã surge de depois de um apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) com vista à melhoria da situação humanitária no Sudão do Sul. Na última semana, foram várias as agências das Nações Unidas que alertaram para o facto de 100 mil pessoas estarem em situação de fome e um milhão estar prestes a entrar nessa crise alimentar em várias regiões daquele país africano, por causa guerra e do colapso da economia.
Conforme explicou Luca Russo, da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO), a atual crise de fome no Sudão do Sul, a segunda deste século, é desta forma identificada quando já é tarde demais e as pessoas começam a morrer de inanição e não por armas de fogo. Responsáveis do Escritório das Nações Unidos para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) viram-se já obrigados a retirar 28 membros das suas equipas de socorro do país, devido à insegurança no local.