Projeto da UNESCO vai restaurar filmes produzidos em África. a iniciativa é uma «oportunidade única para se destacar o valor do património artístico e da criatividade africana», considera Irina Bokova
Projeto da UNESCO vai restaurar filmes produzidos em África. a iniciativa é uma «oportunidade única para se destacar o valor do património artístico e da criatividade africana», considera Irina BokovaPara localizar, restaurar e preservar filmes produzidos no continente africano, foi lançado o projeto Património do Filme africano, pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em parceria com a Fundação Filme, presidida pelo produtor norte-americano Martin Scorsese, e pela Federação Pan-africana de Realizadores.
No âmbito desta iniciativa, serão identificados cerca de 50 filmes com valor histórico, artístico e cultural, que depois passarão pelo processo de restauração, sendo que a UNESCO planeia já inscrever esses trabalhos no Registo Memória do Mundo, informa a Rádio ONU.
Irina Bokova, diretora-geral desta agência das Nações Unidas, explica que o projeto é um meio para promover a diversidade cultural através da expressão dos realizadores africanos e ainda facilitar o acesso aos filmes clássicos do continente. além disso, a responsável salienta que a iniciativa é uma oportunidade única para se destacar o valor do património artístico e da criatividade africana.
Por sua vez, Martin Scorsese frisa que existem muitos filmes que necessitam de restauro no mundo e que a necessidade de preservar os filmes africanos é urgente. Segundo o realizador, nos últimos dez anos, o projeto Cinema Mundial permitiu ajudar a recuperar filmes do Brasil, Cuba, Egito e Índia.