Cidadãos desfavorecidos receberam dinheiro, bens alimentares, formação, roupas e calçado
Cidadãos desfavorecidos receberam dinheiro, bens alimentares, formação, roupas e calçadoOs responsáveis da Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) têm ajudado milhares de cidadãos com dificuldades financeiras, mostra um relatório da organização. Segundo os autores do documento, entre 2014 e 2016, foram entregues 641. 270 euros, com os Grupos de ação Social a atenderem 3. 364 pessoas, tendo sido distribuídos 14. 776 euros a pessoas sem qualquer dinheiro, enquanto os donativos a particulares totalizaram os 69. 700 euros.
O relatório mostra que os agregados familiares foram apoiados por mais de 30 paróquias da diocese, no valor correspondente a 311. 966 euros. as instituições em dificuldade receberam 237. 370 euros, com 29 mil horas de formação. Cerca de 800 pessoas frequentaram a Loja solidária, onde receberam vestuário, calçado, bens alimentares, brinquedos e outros materiais. Só em alimentos, a CDL distribuiu, neste últimos três anos, uma média de 4,5 toneladas, e a colaboração com o Centro Social e Paroquial da Buraca, no combate a carências alimentares, já totaliza os 7. 458 euros, desde 2015.
Em relação ao acompanhamento a imigrantes, foram realizados 2. 536 atendimentos. Os responsáveis pela organização indicam ainda que assumem o diferencial em ocasiões em que a Segurança Social não chega. No final do documento, os investigadores deixam claro que o fim do período de resgate nunca foi sinónimo do fim do desemprego, da pobreza, da austeridade, do endividamento, mostrando que a situação continua dramática para, principalmente, para as pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos.