a quantia alcançada através das renúncias quaresmais dos cristãos da região de Portalegre-Castelo Branco servirá para ajudar um país africano e os refugiados recebidos em Portugal
a quantia alcançada através das renúncias quaresmais dos cristãos da região de Portalegre-Castelo Branco servirá para ajudar um país africano e os refugiados recebidos em Portugal a verba reunida com as renúncias quaresmais dos fiéis da diocese de Portalegre-Castelo Branco vai ser utilizada para ajudar a população do Sudão do Sul, revela antonino Dias, bispo diocesano, na sua mensagem para a Quaresma. a renúncia quaresmal vai ser dividida em partes iguais: metade destinar-se-á, atendendo ao pedido do Papa Francisco, ao Sudão do Sul, país devastado por um conflito fratricida e uma grave crise alimentar onde milhares de pessoas morrem de fome, mais de um milhão estão em risco e um milhão e meio são refugiados.
a outra metade, a critério da Cáritas Diocesana, será para apoiar os refugiados na nossa diocese, para que se sintam amados e recuperem a esperança de melhores dias, explica o prelado. No mesmo documento,antonino Dias tece uma breve reflexão sobre o período de preparação para a Páscoa: a Quaresma convida-nos a olhar para cada minuto do dia-a-dia como tempo favorável, o momento oportuno. Jejum, partilha e oração, atitudes eclesiais a que cada Quaresma sempre convida, não são os “mínimos legais” do acesso a Cristo. São sim os sinais da nossa caminhada.