Série televisiva filmada na Nigéria coloca os personagens em várias situações de risco, numa tentativa de educar os espectadores, convidando-os a mudar de comportamentos para evitarem doenças
Série televisiva filmada na Nigéria coloca os personagens em várias situações de risco, numa tentativa de educar os espectadores, convidando-os a mudar de comportamentos para evitarem doenças Os enredos são comuns a tantas outras telenovelas, mas o guião contém cenas e mensagens com objetivos educativos. Na série televisiva Shuga, filmada na Nigéria e transmitida em mais de 70 países, o objetivo é instruir os espectadores, sobretudo os mais jovens, sobre os comportamentos de risco que podem resultar em doenças, como a Sida. Produzida pela Fundação Staying alive e apoiada por várias entidades, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ou a Fundação Bill e Melinda Gates, a novela procura aproveitar o aumento do número de televisões nos lares de África para difundir informação sobre o HIV, incentivar os jovens a fazerem o teste para deteção do vírus e combater a violência de género. Segundo Víctor Hugo Orozco-Olvera, do Banco Mundial, os estudos efetuados nesta área indicam que o entretenimento educativo pode ter mais influência e ser mais eficaz do que as campanhas tradicionais de apelo à mudança de comportamentos. Nos últimos anos aprendemos, com grande esforço, que é muito difícil conseguir essas mudanças de atitude. Pode dizer-se às pessoas que algo não é bom para elas, ou que certa conduta as ajudará a ser mais felizes e saudáveis, mas isso não funciona assim. O que funciona, a julgar pelo sucesso da telenovela Shuga, é usar as personagens da série para convidar os espectadores a entrarem nos seus mundos e dessa forma fazer passar a mensagem de sensibilização. São personagens reais que captam a atenção da audiência. Creio que é isso que faz com que esta telenovela seja tão poderosa, adiantou Olvera.