a quantidade de pessoas com depressão em todo o mundo aumentou, sobretudo nos países com baixos rendimentos. a doença afeta mais as mulheres
a quantidade de pessoas com depressão em todo o mundo aumentou, sobretudo nos países com baixos rendimentos. a doença afeta mais as mulheresMais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão e igual quantidade é afetada por algum tipo de transtorno de ansiedade. Contudo, não é correto somar estes dois números para se chegar a um total de doenças mentais, uma vez que muitas podem sofrer de ambos problemas, dizem os responsáveis pelo relatório sobre depressão e outras doenças mentais comuns, da Organização Mundial da Saúde (OMS), baseado em dados referentes a 2015.
De acordo com os investigadores, entre 2005 e 2015 registou-se um aumento de 18 por cento do número de casos desta doença, que afeta mais as mulheres. O relatório mostra que o número de pessoas que sofrem de doenças mentais comuns está a aumentar em todo o mundo, sobretudo nos países de baixos rendimentos.
Os responsáveis desta agência das Nações Unidas realçam que as consequências desta doença para a saúde são enormes, porque a depressão é uma das principais causas das mortes por suicídio: aproximadamente 800 mil por ano. além disso, é também a maior causa das pessoas ficarem incapacitadas para o trabalho.
Segundo os especialistas da OMS, apesar da depressão afetar pessoas de todas as idades e classes, a probabilidade de alguém ficar deprimido aumenta com a pobreza, o desemprego e com algum acontecimento da vida, como a morte de um parente ou amigo, o fim de um relacionamento, debilitação física ou problemas provocados pelo consumo de álcool ou drogas.