Campanha da ONU procura levar à eliminação de grandes fontes de lixo marinho até 2022. Caso nada seja feito para combater este problema, em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes
Campanha da ONU procura levar à eliminação de grandes fontes de lixo marinho até 2022. Caso nada seja feito para combater este problema, em 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixesOs responsáveis da ONU Meio ambiente lançaram no final desta semana a campanha global #CleanSeas (mares limpos, em português), para eliminar grandes fontes de lixo marinho até 2022 e pedir aos governantes que aprovem políticas de redução de material plástico, que se acumula em grande quantidade nos oceanos.

a iniciativa é igualmente dirigida ao setor industrial, para que minimize embalagens plásticas e redesenhe produtos, e ainda aos consumidores, para que alterem os seus hábitos de produção de lixo antes de causarem danos irreversíveis nos oceanos.

No âmbito desta campanha, serão anunciadas medidas ambiciosas por países e empresas, que tenham em vista a eliminação de produtos de plástico. O Uruguai é um exemplo disso, tendo já anunciado que este ano irá taxar malas plásticas descartáveis.

De acordo com a ONU Meio ambiente, até 80 por cento de todo o lixo existente nos oceanos é feito de plástico. Estimativas mostram que ao ritmo a que garrafas, sacos e copos de plástico são deitados fora depois de serem utilizados apenas uma vez, os oceanos terão mais plástico do que peixe, até 2050. a agência da ONU calcula que neste prazo, 99 por cento das aves marinhas terão ingerido plástico.