O Santuário de Fátima realiza um «programa celebrativo especial» na quaresma, que contempla a realização da via-sacra nos Valinhos e orações comunitárias
O Santuário de Fátima realiza um «programa celebrativo especial» na quaresma, que contempla a realização da via-sacra nos Valinhos e orações comunitáriasPara que os cristãos façam uma melhor vivência da quaresma, o período que antecede a Páscoa, os responsáveis peloSantuário de Fátima promovem um programa celebrativo especial que arranca na quarta-feira de cinzas, 1 de março. Neste dia, irá proceder-se à imposição das cinzas, em cada uma das missas habituais. além disso, haverá a oração das Laudes e Vésperas, adorações comunitárias e a realização da via-sacra, exercício que será feito em todas as sextas-feiras e domingos da quaresma.
O domingo de ramos inicia com a recitação do terço e segue com a bênção de ramos, procissão e missa. Na quinta-feira santa, será feita a oração das Laudes, a missa vespertina da Ceia do Senhor e oração comunitária. as cerimónias da sexta-feira santa contemplam a realização da via-sacra nos Valinhos e no recinto de oração, a oração das Laudes e a celebração da Paixão do Senhor.
O sábado santo conta mais uma vez com a oração das Laudes, a recitação do terço, uma oração a Nossa Senhora da Soledade, a oração de Vésperas, a Vigília Pascal e a Procissão Eucarística. Em comunicado, os responsáveis pelo local de culto mariano recordam que durante os 40 dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, à conversão espiritual para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.