Voluntários portugueses vão fazer 4. 500 quilómetros de autocarro até Bissau, onde vão deixar o veículo ao serviço de um estabelecimento de ensino especial
Voluntários portugueses vão fazer 4. 500 quilómetros de autocarro até Bissau, onde vão deixar o veículo ao serviço de um estabelecimento de ensino especialOnze voluntários da Fundação João XXIII – Casa do Oeste, localizada em Ribamar (Lourinhã), iniciam esta sexta-feira, 24 de fevereiro, uma viagem de 4. 500 quilómetros rumo a Bissau, num autocarro oferecido por uma empresa transportadora. O percurso conta com passagens por Espanha, Marrocos, Mauritânia, Gâmbia e Senegal.
Depois da chegada ao seu destino, o veículo ficará ao serviço do Complexo Escolar – Ponta Gardete, gerido pela associação de Surdos guineense, o primeiro projeto de ensino escolar especial construído naquele país lusófono. O autocarro oferecido foi batizado com o nome O Bojador, em referência ao cabo das tormentas, dobrado pelo navegador Gil Eanes, e que levou Portugal a África a e a outros continentes.
Foi um veículo que a escola manifestou a necessidade de ter e nós vamos lá para executar essa ideia, explicou Joaquim Batalha, sacerdote e impusionador do projeto da fundação, em declarações à agência Ecclesia. Segundo o religioso, está para breve o envio de um contentor com materiais e equipamentos para ajudar a rechear a escola.
Na próxima quinta-feira, mais sete voluntários da mesma fundação seguem de avião rumo ao mesmo destino. Esta ação é uma forma da Fundação João XXIII – Casa do Oeste, uma instituição católica de solidariedade social portuguesa, celebrar os 25 anos de missão naquele país africano.
atualmente, a fundação portuguesa apoia quase 20 instituições e projetos na Guiné-Bissau, em áreas como a educação, a saúde, a agricultura, a capacitação e desenvolvimento, o apoio a crianças, jovens e idosos, o acompanhamento à maternidade, a comunicação e a cultura.