Donativos dos cidadãos estão a permitir reconstruir casas e ajudar aqueles que foram afetados pelos incêndios em Portugal, no passado mês de agosto
Donativos dos cidadãos estão a permitir reconstruir casas e ajudar aqueles que foram afetados pelos incêndios em Portugal, no passado mês de agosto a primeira casa reconstruída no Sardoal após os incêndios que afetaram a região no último verão é entregue esta sexta-feira, 24 de fevereiro. a chave da nova habitação é atribuída durante uma cerimónia na Câmara Municipal do Sardoal (CMS) na presença de Jorge Gomes, Secretário de Estado da administração Interna, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, Elicídio Bilé, presidente da Cáritas de Portalegre e Castelo-Branco, e de antónio Miguel Borges, presidente da autarquia.
a entrega da habitação é a primeira evidência de uma operação coordenada pelo Ministério da administração Interna e pela Cáritas Portuguesa, através da qual foram recebidos e aplicados os donativos efetuados, informa a organização humanitária nacional, em comunicado.
a quantia doada permitiu reconstruir e reparar seis casas de primeira habitação, num investimento de 211. 000,00 euros. além disso, possibilitou a reabilitação e recuperação depequenas empresas e de equipamentos oficinais num investimento de 56. 000,00 euros. a verba angariada permitiu também o apoio a 180 produtores de gado, para aquisição de alimentação dos animais (6244 cabeças de gado) no valor de 130. 000,00 euros.
Entre os distritos abrangidos por este apoio financeiro de cerca de 400 mil euros estão Santarém, aveiro, Vila Real, Guarda, Viseu e Viana do Castelo. Segundo a Cáritas Portuguesa, esta operação de recuperação e reconstrução de casas de primeira habitação continua e pretende-se prestar contas à populaçãoque contribuiu, através de donativos à Cáritas Portuguesa, no apoio às vítimas dos incêndios florestais de 2016.