Relatório de uma agência das Nações Unidas revela que uma larga quantidade de adultos de todo o mundo não sabe ler nem escrever frases simples
Relatório de uma agência das Nações Unidas revela que uma larga quantidade de adultos de todo o mundo não sabe ler nem escrever frases simples a baixa alfabetização chega a 758 milhões de adultos, dos quais 115 milhões têm idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Estas pessoas não sabem ler nem escrever frases simples, o que afeta negativamente a sua participação e desempenho em programas de educação, mostra o terceiro relatório global da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre aprendizagem e Educação de adultos, lançado esta semana no Brasil.
Para a realização deste documento, os investigadores contaram com a contribuição de 139 países. Destes, 65 por cento consideraram que a falta de alfabetização tem um impacto negativo sobre a saúde e o bem-estar dessas pessoas, e 66 por cento afirmaram que as iniciativas de alfabetização promovem valores democráticos, a coexistência pacífica e a solidariedade.
De acordo com o relatório, as mulheres continuam a representar 63 por cento dos adultos com baixa alfabetização, mas 44 por cento delas participam mais nas iniciativas de educação de adultos do que os homens, o que os investigadores apontam como um fator encorajador.
É importante considerar que uma educação forte, com integração de jovens e adultos, em todos os temas, com a preparação voltada para os desafios do mundo de hoje, é um dos caminhos para se chegar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e da agenda de Educação 2030, destacou Daniele Vieira, responsável pelo Programa do Instituto da UNESCO para a aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), citada pelos serviços de comunicação da ONU.