Seleção de fotografias mostra o peso histórico e as variadas vivências dos antigos conventos da capital portuguesa
Seleção de fotografias mostra o peso histórico e as variadas vivências dos antigos conventos da capital portuguesaas imagens captadas pelo fotógrafo José Vicente dão corpo à exposição Conventos de Lisboa. Permanências e Metamorfoses, que pode ser conhecida junto à sacristia do antigo Colégio de Santo antão-o-Novo, no atual Hospital de São José, em Lisboa, até ao próximo dia 26 de abril.
as fotos expostas são um meio para par dar a conhecer ao público os antigos espaços conventuais da cidade, suscitar interesse por este vastíssimo património arquitetónico, muito do qual se encontra desocupado e em condições de degradação lamentável, assim como contribuir para a consciencialização da forma como tem sido ocupado e para a necessidade da sua preservação, explicam os promotores do projeto, em comunicado.
ao mesmo tempo, o conhecimento e divulgação deste património contribuem para sensibilizar a sociedade civil, proprietários e decisores públicos para a importância da sua proteção, acrescentam os dinamizadores da iniciativa. a exposição Conventos de Lisboa surge no âmbito do projeto LxConventos e irá percorrer espaços de antigas casas religiosas da capital portuguesa.