Milhares de pares de sapatos e de terços vão estar expostos ao longo das ruas Coruche para recordar os acontecimentos de Fátima e a vida dos três pastorinhos
Milhares de pares de sapatos e de terços vão estar expostos ao longo das ruas Coruche para recordar os acontecimentos de Fátima e a vida dos três pastorinhosUm painel com os videntes de Fátima exposto no Parque do Sorraia, em Coruche, marca o início da exposição Nas pegadas dos pastorinhos que poderá ser conhecida ao longo das ruas da vila ribatejana a partir das 15h30 do próximo domingo, 19 de fevereiro, dia em que se assinalam os 11 anos da trasladação do corpo da irmã Lúcia para o Santuário de Fátima e véspera da memória litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto.
Depois do quadro que retrata as três crianças segue-se um percurso pedonal junto ao rio com 2. 017 pares de sapatos de devotos e peregrinos de Fátima, número que alude ao ano em que estamos a celebrar este Centenário [das aparições], destacou João Luís Silva, sacerdote e assistente diocesano do Movimento Mensagem de Fátima, organismo promotor da iniciativa.
Quando chegarmos aos 1. 917 pares de sapatos, efetuamos uma pausa para uma pequena representação sobre a aparição de Fátima, revelou o sacerdote. Os últimos 100 pares de sapatos deste trajeto pedonal remetem para os sete sacramentos da Igreja, com citações bíblicas, e relacionando-os com a vida dos videntes.
a acompanhar os sapatos dos peregrinos e devotos, vão estar 6. 051 terços criados por crianças. Se dividirmos este número por três dá 2. 017, ou seja, são 2. 017 terços por cada um dos pastorinhos, realçou João Luís Silva, citado pela Rádio Renascença.
No mesmo dia, além da exposição, vai ser exibido o documentário Fátima no Mundo. O filme vai passar às 17h30 no auditório do pavilhão municipal. Uma hora depois, será possível escutar o testemunho de Manuel arouca sobre Fátima, que irá incidir sobre o tema – Um milagre na Europa. além dos membros do Movimento Mensagem de Fátima da arquidiocese de Évora, as atividades são organizadas pela Câmara Municipal de Coruche.