Em seis países africanos o custo do milho está quase a atingir «um valor recorde» devido às fracas chuvas
Em seis países africanos o custo do milho está quase a atingir «um valor recorde» devido às fracas chuvas a seca que se está a verificar em toda a região leste de África está a levar a um grande aumento do preço dos cereais e de outros alimentos, algo que não é considerado habitual pelos responsáveis da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO). a subida dos preços dos bens alimentares está a colocar em risco as famílias e pastores de gado que vivem na região oriental do continente africano.
Na Etiópia, Quénia, Somália, Sudão do Sul, Uganda e Tanzânia o preço do milho está perto de atingir um valor recorde, informa a Rádio ONU. Na Tanzânia, por exemplo, o valor do milho praticamente duplicou no último ano, e no Sudão do Sul os preços dos alimentos estão até quatro vezes mais altos do que os valores registados há um ano.
Às fracas chuvas que colocaram pressão sobre o gado e os seus criadores, os responsáveis da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação somam os efeitos do fenómeno climático El Nino, que já o ano passado tinha prejudicado as reservas de alimentos na região.