Um grupo de muçulmanos de Mossul está a restaurar uma igreja dedicada a Nossa Senhora e pede aos cristãos que regressem às suas casas porque a cidade «precisa deles»
Um grupo de muçulmanos de Mossul está a restaurar uma igreja dedicada a Nossa Senhora e pede aos cristãos que regressem às suas casas porque a cidade «precisa deles»Cerca de 50 jovens muçulmanos de Mossul, no Iraque, encontram-se a limpar e a restaurar a Igreja da Virgem Maria, localizada no bairro de Dergazliya, uma zona convertida numa sede da polícia moral do grupo terrorista Daesh, durante os dois anos e meio de ocupação do território.
agora é o momento de reestruturar mesquitas, igrejas e outros lugares de culto destruídos pelos combatentes, disse Maher al Obaidi, presidente da Rede das Organizações da Sociedade Civil, um dos organismos envolvidos na limpeza da cidade destruída. Segundo o responsável, citado pela Rádio Vaticano, todos os voluntários no serviço são muçulmanos, porque os membros de outras comunidades foram apanhados pelos combatentes do Daesh e ainda não se sentem seguros para voltar.
Para Mohammad Badrany, da ONG Ramah, que também colabora na ação de limpeza, esta é uma mensagem aos irmãos cristãos para que voltem às suas casas, porque Mossul precisa deles. Os jihadistas do Daesh tinham conquistado a cidade 9 de junho de 2014. Nas semanas seguintes, todos os cristãos presentes em Mossul viram-se obrigados a abandonar suas casas, muitas delas expropriadas pelos combatentes.