Mais apoios para países como a Grécia e a Turquia são algumas das recomendações presentes num relatório da amnistia Internacional, desenvolvido para que os refugiados sejam acolhidos de forma digna
Mais apoios para países como a Grécia e a Turquia são algumas das recomendações presentes num relatório da amnistia Internacional, desenvolvido para que os refugiados sejam acolhidos de forma dignaOs ativistas da amnistia Internacional (aI) lançaram esta terça-feira, 14 de fevereiro, um relatório com um conjunto de recomendações para acolher dignamente os refugiados. Entre os variados conselhos apontados, os membros da organização pedem aos dirigentes da União Europeia (UE) e dos seus Estados-membros que recebam noutros países os refugiados que se encontram nas ilhas gregas.
além disso, os ativistas sugerem apoiar a Grécia, na vertente financeira, logística e técnica, e intensificar a relocalização dos requerentes de asilo, que se encontram atualmente naquele país. Os responsáveis da ONG aconselham também a criação de esquemas de reagrupamento familiar, para garantir a reunião entre os refugiados e migrantes que estejam na Grécia e os seus familiares, que se encontrem noutros países da UE.
No mesmo documento, citado pela agência Lusa, os membros da aI recomendam prestar assistência financeira significativa, previsível e flexível, bem como suporte técnico e operacional à Turquia, a concretização de um programa de realojamento em grande escala no mesmo país e a determinação de rotas seguras e legais quer permitam aos refugiados chegar aos países da UE através da Turquia.