Diretor de organismo da ONU alerta para o facto de as necessidades humanitárias estarem a «aumentar» no mundo e de milhões de pessoas precisarem de ajuda para conseguirem sobreviver
Diretor de organismo da ONU alerta para o facto de as necessidades humanitárias estarem a «aumentar» no mundo e de milhões de pessoas precisarem de ajuda para conseguirem sobreviverOs responsáveis pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) informam que mais de 128 milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária para sobreviver em 33 países. Segundo Stephen O”Brien, diretor do OCHa, a necessidade humanitária está a aumentar no mundo devido aos conflitos e às consequências dos desastres naturais.
Com este nível alarmante de necessidades, mais do que nunca, os líderes mundiais devem aumentar o apoio às pessoas mais vulneráveis, disse o responsável, fazendo uma alusão a várias crises esquecidas: a guerra no afeganistão, a insegurança alimentar na Coreia do Norte, a crise política na República Centro-africana, os conflitos armados na República Democrática do Congo, a violência espalhada pelo grupo terrorista Boko Haram nos Camarões, Chade, Níger e Nigéria, e as crises na Líbia, Mali, Madagáscar, Somália, Uganda e Iémen.
De acordo com Stephen O”Brien, citado pela Rádio das Nações Unidas, nenhum dos 37 países incluídos no apelo humanitário de 2016 recebeu 100 por cento da verba solicitada para fazer face às suas necessidades. Em média, cada um ficou com menos de 40 por cento do que precisava.