Dados «mais especí­ficos» relacionados com a visita do Santo Padre à Cova da Iria, no próximo mês de maio, vão ser apresentados na primeira edição das Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima
Dados «mais especí­ficos» relacionados com a visita do Santo Padre à Cova da Iria, no próximo mês de maio, vão ser apresentados na primeira edição das Jornadas de Comunicação Social do Santuário de FátimaOs aspetos mais específicos da visita do Papa Francisco a Fátima serão fornecidos por Pedro Gil, porta-voz do Opus Dei em Portugal, e por Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima, durante as primeiras Jornadas de Comunicação Social, que vão realizar-se no próximo dia 22 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.

O encontro é dirigido a todos os profissionais de comunicação e visa enquadrar os jornalistas nos aspetos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima, no âmbito da celebração do Centenário das aparições e da visita do Santo Padre, informam os serviços de comunicação do santuário.

No decorrer das jornadas serão abordados os eixos teológicos da mensagem de Fátima, através das intervenções de antónio Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e de Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor do local de culto da Cova da Iria. as fontes de Fátima serão apresentadas por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário.

Durante o encontro serão ainda abordadas as formas de comunicar Fátima nos media generalistas, através das comunicações de Octávio Carmo, chefe de redação da agência Ecclesia, e de Paulo agostinho, Editor de Lusofonia e Internacional da agência Lusa.

Tal como quando se escreve sobre economia ou política não é necessário ser-se economista ou político, mas devemos conhecer os contextos e as linguagens utilizadas por cada um dos protagonistas desses ambientes, também no que toca à religião não é preciso ser-se crente mas os jornalistas têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem, explica Carmo Rodeia, salientando que só assim se conseguirá produzir uma informação precisa, objetiva e rigorosa. as inscrições para o evento decorrem online.