Filme que «dá a conhecer» a realidade da MGF em Portugal vai ser exibido na RTP África e apresenta testemunhos de vítimas e líderes religiosos
Filme que «dá a conhecer» a realidade da MGF em Portugal vai ser exibido na RTP África e apresenta testemunhos de vítimas e líderes religiosos O documentário Este é o meu corpo, que aborda as sequelas físicas e psicológicas, muito severas da Mutilação Genital Feminina (MGF) alertando para uma prática existente em Portugal, é exibido na RTP África às 22h45 desta segunda-feira, 6 de fevereiro, data em que se assinala dia internacional contra este fenómeno.
O vídeo foi produzido pelas irmãs Inês e Daniela Leitão, argumentista e realizadora, respetivamente. a mutilação genital é uma realidade que vive connosco, ao nosso lado, e não estamos conscientes disso, demonstra Inês Leitão. Segundo a argumentista, o documentário é um meio para dar a conhecer esta realidade em Portugal, com testemunhos das vítimas, líderes religiosos e técnicos.
Produzir este trabalho não foi fácil. Houve muitas mulheres com quem falei que não quiseram aparecer no documentário, contou a profissional, em declarações à agência Ecclesia. Em Portugal, a MGF é considerada como crime de ofensa à integridade física grave, com penas de dois a dez anos de prisão.