Cidadãos ligados à área da música e interessados no tema vão estar no Vaticano para refletirem sobre o contributo desta forma de expressão para a Igreja e para o diálogo ecuménico
Cidadãos ligados à área da música e interessados no tema vão estar no Vaticano para refletirem sobre o contributo desta forma de expressão para a Igreja e para o diálogo ecuménicoMúsicos, investigadores de música litúrgica, representantes de associações, movimentos, conferências episcopais e ordens religiosas vão estar reunidos no Centro de Congressos augustinianum, em Roma (Itália), de 3 a 4 de março, para debaterem formas de potenciar a música enquanto proposta positiva para o culto cristão.

O encontro será uma ocasião para refletir sobre o interesse atual pelo fenómeno musical e conhecer as linguagens mais adequadas para celebrar o louvor público oficial e solene da Igreja, informa a Rádio Vaticano. Simultaneamente, será uma oportunidade para rever o lugar e a função do músico de Igreja e reforçar o papel da música no diálogo ecuménico e com a cultura contemporânea.

a sessão de abertura estará a cargo do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, que vai fazer uma intervenção sobre o tema Música e Palavra de Deus. Entre os oradores, desataca-se a presença do Irmão alois, prior da Comunidade Ecuménica de Taizé (França).

O programa do encontro prevê ainda uma audiência dos participantes com o Papa Francisco. O evento vai decorrer em parceria com o Instituto Pontifício Litúrgico, o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Pontifício ateneu Santo anselmo, sob o tema Música e Igreja: culto e cultura e a instrução Musicam Sacram, documento datado de 1967.