Numa altura em que «ainda não há» espaço para receber as «60 famílias» refugiadas que vão chegar a Portugal, realizar-se em Braga um encontro para desmistificar os medos relacionados com este acolhimento
Numa altura em que «ainda não há» espaço para receber as «60 famílias» refugiadas que vão chegar a Portugal, realizar-se em Braga um encontro para desmistificar os medos relacionados com este acolhimentoO funcionamento do processo de acolhimento de refugiados vai ser explicado na próxima terça-feira, 7 de fevereiro, noauditório Professor Manuel Isidro Alves, inserido na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa de Braga, a partir das 15h00.
Com o tema Refugiados: do medo à coragem de acolher, a sessão informativa e mobilizadora sobre o acolhimento destes cidadãos em Portugal, é uma forma de desmistificar eventuais receios relacionados com a prática. O encontro contará com a intervenção de Rui Marques, coordenador da Plataforma de apoio aos Refugiados (PaR), e também de Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga. as necessidades são muitas e não existem respostas para todos. Os receios de acolher os refugiados e o não conhecimento dos apoios poderão ser entraves ao acolhimento, escreve o cónego Roberto Rosmaninho Mariz, Vigário Episcopal da Pastoral Social, em comunicado. Quando várias paróquias, comunidades religiosas e Instituições de Solidariedade Social da arquidiocese de Braga já acolheram refugiados, a sessão será uma ocasião para voltar a despertar a disponibilidade das comunidades e instituições da arquidiocese. Neste momento, 60 famílias virão para o nosso país, mas não há ainda onde as receber, mostra o responsável.