Estudo revela que muitas famílias portuguesas não conseguem comprar bens alimentares saudáveis e que vivem com medo de não ter o que comer devido a dificuldades financeiras
Estudo revela que muitas famílias portuguesas não conseguem comprar bens alimentares saudáveis e que vivem com medo de não ter o que comer devido a dificuldades financeirasUm em cada cinco agregados familiares portugueses vive em situação de insegurança alimentar devido à falta de acesso a uma alimentação saudável e ao receio de não ter meios para comer devido a dificuldades financeiras, mostra um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa levado a cabo em 2015 e 2016.
Partindo de um inquérito realizado em Portugal a mais de 5. 600 indivíduos, os investigadores perceberam que 19,3 por cento das famílias disseram viver em situação de insegurança alimentar. Do total, a maioria apresentaram um nível de insegurança alimentar ligeiro e quase dois por cento manifestaram dificuldades para obter bens alimentares adequados.
Para os investigadores do projeto Saúde.come, citados pela agência Lusa, é motivo de alarme que 140 mil cidadãos revelem que as suas dificuldades económicas comprometeram a quantidade e qualidade dos alimentos consumidos. Os dados do inquérito mostram ainda que a insegurança alimentar está associada a piores condições do estado de saúde: diminuição na compra de medicamentos, no número de idas ao médico, menor adesão ao padrão alimentar mediterrâneo e menor consumo de fruta e hortícolas.