Os promotores da ação global “Hora do Planeta” querem 150 autarquias portuguesas a apagar as luzes de monumentos a favor de um ambiente sustentável
Os promotores da ação global “Hora do Planeta” querem 150 autarquias portuguesas a apagar as luzes de monumentos a favor de um ambiente sustentávelOs responsáveis pela iniciativa mundial “Hora do Planeta” gostariam que este ano mais municípios portugueses aderissem à ação de sensibilização para os problemas ambientais. a “Hora do Planeta” vai ser a 25 de março e já decorre a campanha que desafia os municípios a inscrevam-se e participarem na iniciativa, apontou ângela Morgado, coordenadora da associação de defesa do ambiente WWF Portugal.
No âmbito desta iniciativa, as autarquias são desafiadas a mostrar o seu apoio à “Hora do Planeta” desligando alguns monumentos simbólicos, entre as 20h30 e as 21h30, no dia 25 de março. a este apagão também podem juntar-se todos os cidadãos, desligando a eletricidade nas suas casas.
a “Hora do Planeta” começou a ser assinalada em Portugal em 2008, quando teve a adesão de 11 municípios, número que, o ano passado, já atingia 120. Gostávamos de crescer, pelo menos, cinco por cento ou dez por cento esse número [120] e chegar a cerca de 150 municípios, que seria cerca de metade de Portugal a aderir e a ficar às escuras pela “Hora do Planeta”, referiu ângela Morgado.
Simultaneamente, a cidade de Lisboa vai contar com uma iniciativa a favor da sustentabilidade: um concerto de música à luz de velas, no Parque Eduardo VII. O espetáculo terá início às 20h30, a “Hora do Planeta”, e os bilhetes terão um preço simbólico de dez euros, conforme explicou a responsável da “WWF Portugal”, em declarações à agência Lusa.