Instituição de ensino superior brasileira abriu vagas complementares nos seus cursos, que são especificamente destinadas aos que deixaram os países onde nasceram devido à guerra ou más condições de vida
Instituição de ensino superior brasileira abriu vagas complementares nos seus cursos, que são especificamente destinadas aos que deixaram os países onde nasceram devido à guerra ou más condições de vida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Brasil, instituiu este mês o Programa de acesso à Educação Técnica e Superior, para permitir que refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade possam ter acesso a vários cursos da instituição, através da inscrição em vagas criadas para além das já existentes nos cursos.

ao assegurar mecanismos de acesso à educação superior a imigrantes e refugiados, a UFSM dá um importante passo para uma mudança estrutural que combata a desigualdade e as opressões sociais. É a universidade pública, através da sua autonomia universitária, a cumprinr com o seu compromisso de promover a justiça social, disse Giuliana Redin, coordenadora do grupo de ensino, citada pelos serviços de comunicação das Nações Unidas.
O programa tem a particularidade de deter critérios que facilitam a comprovação de formação anterior, uma vez que esta população, muitas vezes, tem dificuldades para fornecer esses documentos. Esta iniciativa parte dos membros do Grupo de Ensino, Investigação e Extensão dos Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM.