O Holocausto «foi a culminação de milénios de ódio» e de anti-semitismo, algo que «continua a crescer», alerta Guterres, numa mensagem para o Dia em Memória das vítimas do Holocausto
O Holocausto «foi a culminação de milénios de ódio» e de anti-semitismo, algo que «continua a crescer», alerta Guterres, numa mensagem para o Dia em Memória das vítimas do HolocaustoO Holocausto foi uma tentativa sistemática de eliminar o povo judeu e tantos outros, e é um erro perigoso pensar neste acontecimento como, simplesmente, o resultado da loucura de um grupo de criminosos nazis, alerta antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), numa mensagem em vídeo dedicada ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, assinalado esta sexta-feira, 27 de janeiro.
Guterres realça que o Holocausto foi a culminação de milénios de ódio, de discriminação aos judeus, de usá-los como bodes-expiatórios, algo que altualmente é denominado como anti-semitismo e que continua a crescer, assim como o extremismo, a xenofobia, o racismo e o ódio anti-islâmico. a irracionalidade e a intolerância estão de volta, frisa o responsável.
O secretário-geral da ONU refere que ninguém pode ficar em silêncio ou indiferente quando existem seres humanos que sofrem. antónio Guterres pede à comunidade internacional que construa um futuro de dignidade e igualdade para todos, uma forma de honrar as vítimas do Holocausto que jamais podem ser esquecidas. Este ano, a data é assinalada sob o tema Um futuro melhor depende da educação.