Dezenas de pessoas da comunidade yazidi, alvo de perseguições por parte do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, vão ser acolhidas em Portugal durante os próximos dias
Dezenas de pessoas da comunidade yazidi, alvo de perseguições por parte do grupo terrorista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, vão ser acolhidas em Portugal durante os próximos diasao longo das próximas duas semanas, 30 pessoas da comunidade yazidi vão chegar à cidade de Guimarães, revelou o ministro-adjunto Eduardo Cabrita, durante a Comissão de assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na assembleia da República, em Lisboa.
Mais 100 pessoas da mesma comunidade deverão ser recebidas no primeiro trimestre deste ano em Lisboa, acrescentou o responsável, citado pela agência Lusa, adiantando que Portugal poderá acolher até 400 pessoas, no âmbito de programas específicos para acolhimento de grupos vulneráveis.
Segundo Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade presente na audição, Portugal está a preparar programas específicos para receber menores não acompanhados, num trabalho em conjunto com a Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS). De acordo com a responsável, há capacidade para acolher 25 jovens de imediato, que iriam para instituições, existindo depois outras possibilidades como o apadrinhamento ou a adoção.
Portugal já recebeu mais de 900 pessoas refugiadas, um número poderá chegar até ao milhar, em fevereiro, indicou Eduardo Cabrita. No que concerne à inserção no mercado de trabalho, esta situava-se nos dez por cento em junho do ano passado, estando agora nos 25 por cento, apontou o ministro.