O Ministério da Saúde vai ter um plano de contingência a propósito da visita do Papa a Fátima. Vão ser objeto de planificação as situações previsíveis e de exceção
O Ministério da Saúde vai ter um plano de contingência a propósito da visita do Papa a Fátima. Vão ser objeto de planificação as situações previsíveis e de exceçãoO previsível aumento da afluência de peregrinos a Fátima, devido à visita do Papa, o número e a diversidade de pessoas e instituições envolvidas e a extensa participação de altas entidades fazem com que a proteção da saúde pública durante o evento religioso constitua uma iniciativa da maior responsabilidade por parte do Estado, indica Fernando araújo, secretário de Estado adjunto e da Saúde, num despacho publicado no Diário da República esta segunda-feira, 23 de janeiro.
Por isso, o governo português estabelece a formação de uma comissão que será responsável por organizar e acompanhar o Plano de Contingência do Ministério da Saúde. Segundo Fernando araújo, serão planeadas as situações previsíveis que requerem medidas específicas, como as de doença, e também as situações de exceção, potencialmente com múltiplas vítimas.
Do plano fará parte um mecanismo que abarque os peregrinos com a implementação de um sistema de vigilância epidemiológica que permita a deteção precoce de doenças, e a acessibilidade a cuidados de saúde primários ou cuidados pré-hospitalares e hospitalares.
ao INEM será atribuída a missão de planear, dimensionar e implementar um dispositivo de apoio médico pré-hospitalar e de acompanhamento de altas individualidades. O despacho governamental, citado pela agência Lusa, estabelece que seja dada especial atenção aos mecanismos de resposta dos hospitais mais próximos de Fátima.
Considerando a possibilidade da ocorrência de uma situação de exceção que possa obrigar à mobilização nacional de meios mais diferenciados, o despacho indica que os planos de situação de catástrofe de todos os hospitais universitários com urgência polivalente devem ser atualizados e testados.