Baixas temperaturas colocam em risco a vida de muitos menores refugiados que vivem em tendas em solo europeu
Baixas temperaturas colocam em risco a vida de muitos menores refugiados que vivem em tendas em solo europeuO frio extremo em várias zonas da Europa está a colocar em risco a vida de crianças refugiadas e deverá continuar nos próximos dias. Segundo os responsáveis do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), os mais novos estão a ser ameaçados por doenças respiratórias, como a pneumonia e a gripe, e correm até o risco de morrer de hipotermia. De acordo com a agência das Nações Unidas, 24 mil menores, oriundos, maioritariamente, da Síria, Iraque e afeganistão, estão na Grécia e nos Balcãs.
Sarah Crowe, porta-voz da UNICEF citada pela Rádio ONU, realça que esta situação mostra que não é apenas necessário garantir agasalhos para recém-nascidos, crianças e adolescentes, mas sim que os menores refugiados são vítimas da incerteza, de um atraso burocrático que os colocou mum estado de “limbo”, tendo um grande impacto na sua saúde mental.
Na Grécia, sobretudo nas ilhas onde milhares de refugiados vivem em tendas, ocorreram, pela primeira vez em anos, tempestades de neve. Os responsáveis pela agência pedem que os refugiados e migrantes que vivem em locais sobrelotados sejam transferidos para espaços apropriados e seguros. a UNICEF alerta também para o caso de 17 por cento de menores refugiados, que estão no continente europeu sem os pais ou quaisquer outros responsáveis.