Prelados da República Dominicana pedem a atenção das autoridades para os casos de violência sobre as mulheres, e uma educação que evidencie o respeito pela dignidade desta parte da população
Prelados da República Dominicana pedem a atenção das autoridades para os casos de violência sobre as mulheres, e uma educação que evidencie o respeito pela dignidade desta parte da populaçãoOs bispos que compõem a Conferência Episcopal da República Dominicana escreveram uma carta pastoral onde pedem o respeito pelas mulheres e o fim da violência.com o título a mulher na sociedade dominicana, a missiva é também uma forma de assinalar no país a festa patronal de Nossa Senhora de la altagracia, que se celebra este sábado, 21 de janeiro.

as mulheres dominicanas são quase metade da população nacional: 50,2 por cento são homens e 49,8 por cento mulheres. a fragmentação da família aumentou a liderança exclusivamente feminina dentro das casas. as mulheres cuidam do orçamento e da gestão doméstica em tempo integral e ainda se preocupam com a própria formação profissional: 62. 8 por cento das mulheres chega a formar-se, contra 37. 2 por cento dos homens, mostram os bispos.

Contudo, os prelados afirmam dar conta de uma espiral de violência que invade os espaços da sociedade dominicana, manifestando-se em muitos cenários como a família, o trabalho e vários espaços sociais. Por isso, os bispos afirmam – Chega de violência contra as mulheres – e pedem às autoridades que permaneçam atentas para combater este problema que atinge uma parte vital da sociedade. além disso, os prelados convidam cada um dos cidadãos a respeitar a dignidade das mulheres e a educar as crianças e os jovens para que estes façam o mesmo.