Cidadãos e empresários portugueses são convidados a fazer doações para campanha de ajuda aos refugiados que enfrentam em tendas as temperaturas negativas do inverno na Europa
Cidadãos e empresários portugueses são convidados a fazer doações para campanha de ajuda aos refugiados que enfrentam em tendas as temperaturas negativas do inverno na EuropaOs responsáveis da Cáritas Portuguesa convidam os cidadãos e empresários a fazer donativos para a campanha Levo calor aos refugiados, que decorre em solo português até ao final deste mês. Os fundos reunidos vão servir para que os refugiados e as populações mais vulneráveis [que] estão a enfrentar condições inumanas resultantes da vaga de frio que assola a Europa possam adquirir lenha, ter acesso à eletricidade, comida e cobertores. Não podemos ficar indiferentes, sob pena de estas pessoas que fugiram à morte, por causa da guerra, virem a sucumbir pela inclemência do tempo, lê-se num comunicado da organização humanitária da Igreja Católica.

Durante a noite, as temperaturas baixam até aos -20º em algumas zonas. Milhares de refugiados dormem em barracas feitas de pano dos sacos que, outrora, lhe levou arroz ou farinha. Porque são tantos que nem todos cabem nessas barracas, muitos vivem ao relento, outros em campos ou urbanística abandonados e muitos não resistem a estas duras condições. Se, nos últimos anos, tivessem tido acesso a comida mais calóricas, os organismos suportariam melhor. E as crianças na fragilidade das suas condições físicas? Povo de Portugal ajudemos estes pobres seres humanos a defenderem-se desta agressão natural. Levemos-lhes o calor do nosso donativo que é tão somente a expressão do calor do nosso coração, apela Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.