Perante o aumento do número de casos de xenofobia e anti-semitismo, a ONU lança a campanha «Juntos», um meio para promover o respeito, a segurança e a dignidade para todos
Perante o aumento do número de casos de xenofobia e anti-semitismo, a ONU lança a campanha «Juntos», um meio para promover o respeito, a segurança e a dignidade para todosUma mensagem em vídeo de antónio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), abriu uma reunião de alto nível sobre discriminação para com muçulmanos, que teve lugar em Nova Iorque (Estados Unidos da américa), na terça-feira, 17 de janeiro.

O responsável recordou que os crimes de natureza anti-islâmica e outras formas de intolerância estão a aumentar, tal como os casos de xenofobia e anti-semitismo. além disso, muitos são vítimas da intolerância e de suspeitas que não aparecem em estatísticas, salientou.

Para combater este problema, Guterres pediu a todos um foco em valores como a inclusão, a tolerância e o entendimento mútuo. Citando o livro sagrado muçulmano, o Corão, o responsável referiu que as nações e tribos foram criadas para se conhecerem umas às outras.

além disso, Guterres destacou que é necessário alinhar investimentos políticos, culturais e económicos para que a diversidade possa ser vista como uma riqueza e não ameaça. Para alcançar tal objetivo, o responsável revelou que a ONU está a lançar a campanha Juntos, um meio para defender os direitos humanos e dizer não à intolerância e transformar o medo em esperança para muçulmanos e para toda a humanidade.