Petição da aI em Portugal pede medidas de apoio para os refugiados que enfretam em tendas as temperaturas negativas do inverno europeu
Petição da aI em Portugal pede medidas de apoio para os refugiados que enfretam em tendas as temperaturas negativas do inverno europeuOs responsáveis da amnistia Internacional (aI) portuguesa lançaram uma petição de apoio aos refugiados que estão expostos a temperaturas negativas na Grécia. Em Portugal foram já recolhidas, desde a passada sexta-feira, mais de três mil assinaturas. as atualizações destes números serão enviadas, todas as sextas-feiras, para Jean-Claude Junker, presidente da Comissão Europeia, e para antónio Costa, primeiro-ministro português.
a petição apela a ambos que deem prioridade às vidas das pessoas ao invés das políticas da UE e que façam todos os esforços para que os refugiados possam ser transferidos destas ilhas para outros países na Europa. O plano de emergência é o que temos vindo a pedir desde há vários meses no sentido de se acelerar de relocalização para os outros países da Europa, que se acelere os processos de reunificação das famílias, explica Pedro Neto, diretor executivo da aI portuguesa.
Segundo o responsável, citado pela agência Lusa, a burocracia está a travar o processo de transferência de refugiados para os vários países, incluindo Portugal. Pedro Neto recorda e alerta para a situação de milhares de refugiados que estão encurralados nas ilhas gregas, forçados a viver em tendas sem condições. Que Europa é esta que deixa morrer pessoas de frio? as necessidades são muitas e temos de começar a atuar.