Portugueses que prestam cuidados médicos, que apoiam as vítimas de tráfico de pessoas e os refugiados vão dinamizar uma formação sobre dignidade humana, dirigida aos docentes de Religião e Moral. a iniciativa vai realizar-se em Cascais e no Porto
Portugueses que prestam cuidados médicos, que apoiam as vítimas de tráfico de pessoas e os refugiados vão dinamizar uma formação sobre dignidade humana, dirigida aos docentes de Religião e Moral. a iniciativa vai realizar-se em Cascais e no PortoOs professores que lecionam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) são convidados a participar numa formação que vai realizar-se em dois pontos do país: em Cascais, dias 28 e 29 de janeiro, e no Porto, dias 11 e 12 de fevereiro. a orientar a formação vai estar o tema Dignidade da vida humana: Um percurso em construção numa Escola com lu(cide)z.

O tema da dignidade humana é estrutural na mensagem da Igreja e faz parte integrante do programa da disciplina de EMRC, explicou Fernando Moita, coordenador do departamento de EMRC. a escolha do tema prende-se com a necessidade de dotarmos os nossos docentes de elementos teológicos, pedagógicos e bíblicos sobre o respeito pelo outro e da pessoa humana procurando colocar o foco da nossa atenção nas fronteiras da vida, esclareceu o responsável, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Fernando Moita destaca que a formação será uma forma de proporcionar o encontro entre professores de dioceses circunvizinhas com realidades por vezes semelhantes, o que poderá estimular a partilha de boas práticas. O encontro será dinamizado por conferencistas como américo Pereira, professor de filosofia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Vítor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, Filipe almeida e Berta Catalão, ambos médicos, Julieta Dias, membro da Comissão de apoio às vítimas de Tráfico de Pessoas e andré Jorge, diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados, entre outros.

a formação é promovida pelos responsáveis do departamento de EMRC, do SNEC, e conta com a parceria da UCP. Em Cascais, o encontro terá lugar no Colégio Marista de Carcavelos. No Porto, a iniciativa vai decorrer na Casa Diocesana de Vilar.