Os habitantes de um povoado do Congo organizaram uma campanha para angariar fundos para ajudar as crianças de amatrice, a cidade italiana abalada por um sismo no verão
Os habitantes de um povoado do Congo organizaram uma campanha para angariar fundos para ajudar as crianças de amatrice, a cidade italiana abalada por um sismo no verãoas imagens da cidade italiana de amatrice, destruída pelo terramoto do último mês de agosto, chegaram até à República Democrática do Congo (RDC) e perturbaram os habitantes de uma pequena comunidade de Kingoué, no sudoeste do país africano.

Perante a devastação do país europeu, os moradores do povoado do Congo, que vivem sem luz e com pouca água, reuniram fundos a favor das crianças italianas que sofreram com o abalo. Foram angariados 238 euros, que chegaram às autoridades de amatrice no passado mês de dezembro.

Com o donativo, foi também enviada carta ao governador da região da Úmbria, assinada pelo prefeito congolês, Daniel Mouangoueya: Sentimo-nos envolvidos no luto que toca o seu país. Todos os dias os italianos realizam atividades humanitárias na nossa área. Decidimos organizar uma angariação de fundos para manifestar a nossa solidariedade.

apesar de ser congolês, o padre Ghislain conhece bem a Itália, em parte, devido à atuação no país da associação amigos do Congo, que ajuda as aldeias da região. após tomar conhecimento do sismo na região italiana, o sacerdote mostrou as imagens da catástrofe aos seus paroquianos. Perante a destruição, o prefeito e o chefe da aldeia decidiram lançar uma angariação de fundos na missa dos domingos. as pessoas davam o que podiam, disse o sacerdote, citado pela Rádio Vaticano.