Uma cópia da Igreja de São Elián, destruída na Síria pelos membros do grupo terrorista Daesh, foi erguida em Itália como símbolo de «esperança» e «proximidade» entre povos
Uma cópia da Igreja de São Elián, destruída na Síria pelos membros do grupo terrorista Daesh, foi erguida em Itália como símbolo de «esperança» e «proximidade» entre povosEm plena região do Piemonte, norte da Itália, foi inaugurada uma réplica do Mosteiro de Mar Elián, destruído pelos jihadistas do Daesh em Homs, na Síria. É uma mensagem de esperança. Queremos manifestar assim a nossa proximidade, disse Miguel De Salvo, autor da iniciativa, em declarações à agence France-Presse (aFP).
a ideia surgiu em agosto do ano passado, quando De Salvo, de 69 anos, viu as imagens da destruição do mosteiro sírio. Na altura, propôs-se a construir uma réplica da Igreja de São Elián, destruída pela intolerância e o fanatismo, lamentou.
Coube a Mauro Pozzi, sacerdote numa região próxima do local onde foi edificada a nova igreja, celebrar, há algumas semanas, a primeira missa no templo. Esta igreja é realmente incrível e bonita, disse o religioso depois de qualificar o projeto como ambicioso e inteligente.
O estilo oriental da construção não é vulgar na região onde agora impera, rodeada de montanhas, na fronteira com a Suíça. a fachada apresenta torres quadradas e janelas estreitas e longas, bem como arcos e ícones próprios da sua região de origem.