assim como a «não-violência» fez com que Gandhi ou Martin Luther King alcançassem «resultados impressionantes» que «nunca serão esquecidos», também hoje cada cidadão deve procurar guiar a sua vida através desta prática, convida o Papa Francisco
assim como a «não-violência» fez com que Gandhi ou Martin Luther King alcançassem «resultados impressionantes» que «nunca serão esquecidos», também hoje cada cidadão deve procurar guiar a sua vida através desta prática, convida o Papa FranciscoNa sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, que será assinalado no próximo dia 1 de janeiro, o Papa Francisco convida cada cidadão a fazer da não-violência ativa um estilo de vida. O Sumo Pontífice realça que a violência não é a solução para o mundo dilacerado a que se assiste atualmente. Responder à violência com a violência leva, na melhor das hipóteses, a migrações forçadas e a atrozes sofrimentos. Por isso, o Santo Padre pede que sejam a caridade e a não-violência a guiar a forma como todos os seres humanos se tratam e dá um exemplo desta atitude: quando sabem resistir à tentação da vingança, as vítimas da violência podem ser os protagonistas mais credíveis de processos não-violentos de construção da paz.
Francisco esclarece que a não-violência não é rendição, negligência e passividade, e explica que esta, quando praticada com decisão e coerência, leva a resultados impressionantes, como aqueles que foram alcançados por Mahatma Gandhi, Khan abdul Ghaffar Khan, e por Martin Luther King Jr. Efeitos que nunca serão esquecidos, diz o Papa.

No mesmo documento, intitulado a não-violência: estilo de uma política para a paz, o Sumo Pontífice reconhece que as diferenças podem gerar atritos. Para isso, deixa um desafio: enfrentemo-los de forma construtiva e não-violenta. além disso, o Santo Padre realça que a não-violência ativa é ainda uma forma de mostrar que a unidade é, verdadeiramente, mais forte e fecunda do que o conflito.

Francisco aproveita a mensagem para o Dia Mundial da Paz para manifestar os seus desejos e preocupações. lanço um apelo a favor do desarmamento, bem como da proibição e abolição das armas nucleares () Com igual urgência, suplico que cessem a violência doméstica e os abusos sobre mulheres e crianças.