antes dos festejos de ano novo, a comunidade Shalom convida os cidadãos a refletir sobre as suas intenções para 2017 e a descobrirem o seu «Santo padrinho»
antes dos festejos de ano novo, a comunidade Shalom convida os cidadãos a refletir sobre as suas intenções para 2017 e a descobrirem o seu «Santo padrinho»Os membros da Comunidade Católica Shalom em Braga estão a preparar uma passagem de ano que consideram proporcionar um início de ano mais feliz aos participantes. a iniciativa terá lugar na Basílica dos Congregados a partir das 23h30 do dia 31 de dezembro de 2016, prolongando-se até às 00h30 de 1 de janeiro de 2017.

O encontro entre os fiéis irá decorrer sob a forma de uma adoração eucarística como ação de graças por tudo o que se viveu em 2016, indicam os organizadores. Durante o encontro serão realizadas duas dinâmicas. Na primeira, os participantes serão convidados a escrever as suas intenções para 2017, de forma anónima, e a colocá-las numa caixa preparada para o efeito.

Na segunda dinâmica cada um dos fiéis será convidado a tirar de uma caixa um papel com o nome de um santo da Igreja. O santo que sair em sorteio será para a pessoa o seu Santo padrinho de 2017. Esta é uma tradição da Comunidade Católica Shalom que queremos trazer até às pessoas e que consiste em ficar durante um ano com um santo protetor especial, explicou Edgar Bispo, membro da comunidade, em declarações à comunicação social.

Perante a festa de passagem de ano que vai decorrer na avenida central da mesma cidade, Edgar Bispo realça a complementaridade de ambas. Oferecemos uma passagem de ano completamente fora do comum e com a vantagem de as pessoas poderem, após terminar a nossa iniciativa, continuar os festejos de ano novo na rua, com os seus amigos e familiares.

Igual aspeto é também destacado por Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados. Há uma complementaridade entre os dois momentos: na Basílica e na avenida central. Há que reconhecer, independentemente de acreditarmos ou não, que a vida é uma dádiva para todos. O reconhecimento dessa dádiva só se faz no silêncio e na intimidade de cada um. Depois, naturalmente, haverá o festejo.