Governo do Reino Unido enviou fundos para países da África austral para atenuar os efeitos da seca severa na região
Governo do Reino Unido enviou fundos para países da África austral para atenuar os efeitos da seca severa na regiãoMoçambique, Madagáscar, Malawi e Zimbabué, os quatro países da África austral que tiveram a pior seca em décadas devido ao fenómeno climático El-Nino, vão receber fundos atribuídos pelo governo do Reino Unido para lidar com este problema, anunciaram esta semana os responsáveis pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). a quantia doada deverá ser investida até novembro de 2017.
Priti Patel, secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, frisa que mais de 37 milhões de pessoas estão sem alimentos em toda a África, e que os agregados familiares enfrentam o perigo de perder as suas casas e os seus meios de subsistência devido aos efeitos da seca que tendem a piorar. a oferta chega a estes países numa altura marcada pelo crescente número de crianças que desiste da escola devido à falta de água ou de necessidades prementes em casa. Surtos de doenças como a cólera, a diarreia e a febre tifóide acontecem nos quatro países, e, por isso, esta oferta deverá ajudar a tratar mais de 65 mil crianças com diarreia, pneumonia ou sarampo e contribuir para que 194 mil pessoas tenham acesso a água potável.
Com este auxílio, espera-se também que 456 mil crianças sejam alvo de rastreios relacionados com a desnutrição aguda. Caberá à UNICEF liderar estas intervenções para evitar que piorem as situações da malnutrição, doenças ou morte de crianças.
O plano da agência das Nações Unidas passa ainda por permitir que 3,25 milhões de pessoas tenham informações básicas sobre nutrição, água, melhores práticas de higiene e prevenção de infeções. Os mesmos fundos deverão também possibilitar a formação de profissionais de saúde.