Francisco enviou 6 milhões de euros para a ajuda humanitária na Ucrânia, uma parte de uma quantia alcançada graças a uma recolha de donativos nas comunidades católicas europeias
Francisco enviou 6 milhões de euros para a ajuda humanitária na Ucrânia, uma parte de uma quantia alcançada graças a uma recolha de donativos nas comunidades católicas europeias a crise que atinge a Ucrânia motivou o Papa Francisco a enviar para o país 6 milhões de euros para ajuda humanitária, revelou a Rádio Vaticano esta quarta-feira, 28 de dezembro. O conflito ucraniano fez com que o Santo Padre e o Vaticano quisessem oferecer uma ajuda concreta à população, tendo, para isso, realizado uma angariação de fundos nas comunidades católicas da Europa, a 24 de abril.
Uma primeira tranche, com metade dos 12 milhões de euros doados na altura, está já a ser aplicada para garantir a sobrevivência das pessoas com aquecimento e cuidados médicos, informa monsenhor Giovanni Pietro Dal Toso, secretário do Conselho Pontifício “Cor Unum” (Santa Sé).
Nesta primeira fase, a Santa Sé encontra-se a colaborar com agências das Nações Unidas, uma vez que estas têm maior possibilidade de acesso a áreas consideradas mais problemáticas. O conflito ucraniano iniciou em 2014 tendo provocado, até à data, cerca de 10 mil mortos e 22 mil feridos.