Mais de 530 mil cidadãos do Burundi deverão fugir do seus país até ao final do próximo ano devido à instabilidade Política e económica
Mais de 530 mil cidadãos do Burundi deverão fugir do seus país até ao final do próximo ano devido à instabilidade Política e económicaOs responsáveis do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) consideram que o fluxo de cidadãos do Burundi para os países vizinhos vai continuar em 2017. a agência das Nações Unidas prevê a fuga de 534 mil pessoas.
O principal motivo do aumento do número de refugiados é a instabilidade política e económica que está ainda sem sinais de melhorias no próximo ano, aponta o aCNUR. a fuga para os países vizinhos começou em abril de 2015 devido a protestos civis, à consequente desestabilização e ao agravamento da situação económica.
Os membros do aCNUR prometem continuar a prestar ajuda de emergência aos deslocados e acuidar dos que já estão nos campos. Um dos objetivos da agência passa por melhorar os meios de subsistência dos refugiados e das comunidades onde estes se instalam.
No passado mês de abril, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou uma resolução que reitera que o governo daquele país africano deve garantir as liberdades fundamentais, o Estado de direito e condena todas as violações e abusos dos direitos humanos.