Três bispos portugueses vão deslocar-se a três escolas católicas nacionais para falarem com o corpo docente sobre os desafios que se colocam àquelas instituições de ensino
Três bispos portugueses vão deslocar-se a três escolas católicas nacionais para falarem com o corpo docente sobre os desafios que se colocam àquelas instituições de ensino a primeira edição das Jornadas locais das escolas católicas portuguesas vai decorrer em três dioceses diferentes, no próximo ano, sob o tema Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?
O objetivo passa por criar comunhão entre as diferentes escolas católicas de modo a discernir o que nos é pedido pela Igreja, explicou Elisa Urbano, do Departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã. Os encontros serão também ocasiões para criar sinergias locais entre escolas católicas de dioceses vizinhas, acrescentou a responsável.
a abordar os desafios que se colocam às escolas vão estar três bispos. a 21 de janeiro, José Ornelas, bispo de Setúbal, vai proferir a conferência Que desafios se colocam à Escola Católica como espaço de evangelização?, no Externato Frei Luís de Sousa, em almada. a palestra destina-se aos responsáveis das dioceses do algarve, Évora, Beja, Lisboa e Setúbal.
a 4 de fevereiro, Idílio Leandro, bispo de Viseu, vai falar sobre o mesmo tema às escolas católicas das dioceses de aveiro, Guarda, Lamego, Vila Real e Viseu, no Colégio Via Sacra, em Viseu. Por fim, a 11 de março, antónio Francisco dos Santos, bispo do Porto, vai refletir o mesmo assunto no Colégio de Gaia, em Vila Nova de Gaia, perante os professores de Viana do Castelo, Porto, Braga e Bragança.
após as conferências, os professores participantes vão mostrar em vídeo o caminho construído em cada instituição de ensino em termos de evangelização. a apresentação faz parte do projeto Ousadias. No fundo pretendemos mostrar como vivemos o evangelho nas nossas atividades e o que gostaríamos de fazer, disse Elisa Urbano, citada pelo portal Educris.